Envie seu trabalho

X CONGRESSO NORTE NORDESTE DE

TERAPIA OCUPACIONAL (X CONNTO) – Belém – 2014

ATIVIDADES CIENTÍFICAS

A Comissão Organizadora do X Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional (X CONNTO) torna pública as normas para as atividades científicas que irão compor a Programação do Congresso. Profissionais e estudantes de Terapia Ocupacional e de áreas afins, poderão apresentar resumos e propostas de atividades para apreciação da Comissão Científica, conforme as normas a seguir.

ENVIO DE TRABALHOS

CRONOGRAMA DE ENVIO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

ENVIO DE TRABALHOS

ATÉ 6 de Maio de 2014

RESULTADO

ATÉ 20 de Junho de 2014

1. NORMAS GERAIS

Os resumos de trabalhos e propostas de atividades integradoras deverão ser enviados até o dia 06/05/2014. Não serão aceitos após o vencimento do prazo;

Para submissão de trabalhos e de atividades integradoras será exigida inscrição prévia do autor apresentador e/ou proponente de atividade no X CONNTO exclusivamente via Internet (online), neste Website: www.connto2014.com.br. O resumo deverá ser digitado diretamente no formulário de inscrição. Ao final do preenchimento do formulário de envio, o autor apresentador ou proponente de atividade integradora deve anexar o arquivo em PDF. O envio do trabalho ou proposta só será possível após a inscrição (preenchimento do formulário on line) e confirmação do pagamento da inscrição do autor apresentador e/ou proponente de atividade integradora, que requer um prazo de até 5 (cinco) dias úteis para ser compensado. O autor apresentador e/ou proponente de atividade integradora receberá um e-mail confirmando o pagamento da inscrição. Após a confirmação do pagamento da inscrição, o sistema estará liberado para o envio de trabalhos e/ou proposta de atividades integradoras. O acompanhamento do envio e submissão dos trabalhos e/ou propostas de atividade integradoras estarão disponíveis na área do congressista com acesso através de Login e senha, ambas geradas no momento da inscrição.

Lembramos que para que uma pesquisa ou trabalho possa ser utilizado em uma apresentação pública deve-se obter o consentimento (autorização) do paciente ou participante ou do seu responsável legal. A obtenção desse consentimento é responsabilidade única do(s) autor(es) do trabalho. A Comissão Científica do X CONNTO não se responsabiliza pela inexistência da obtenção do consentimento.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS: CHAMADA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1. FORMAS DE APRESENTAÇÃO:

Os trabalhos que comporão a programação do X CONNTO e que poderão ser submetidos à apreciação da Comissão Científica são descritos a seguir:

  • Resumo para Comunicação Oral ou Pôster: serão aceitos resumos de ensaios, caso clínico, relatos de experiência, revisão bibliográfica, abordagem de produtos e serviços, bem como trabalhos de pesquisas de graduação e pós-graduação e/ou de intervenção profissional. Os trabalhos devem estabelecer coerência entre o objeto, o tema e suas dimensões e sua efetiva contribuição ao desenvolvimento da Terapia Ocupacional.

 

  • Resumo Expandido para Exposição Dialogada: serão aceitos resumos expandidos de ensaios, caso clínico, relatos de experiência, revisão bibliográfica, abordagem de produtos e serviços, bem como trabalhos de pesquisas de graduação e pós-graduação e/ou de intervenção profissional, avaliada a relevância e a inovação da temática abordada. Os trabalhos devem estabelecer coerência entre o objeto, o tema, suas dimensões e sua efetiva contribuição ao desenvolvimento da Terapia Ocupacional. Ensaios e trabalhos de revisão bibliográfica somente serão incluídos na programação se apresentarem ponto de vista e discussão crítica dos autores ou revisão sistemática.

 

Modalidades dos Trabalhos:

  • Ensaio
  • Caso clínico
  • Relato de experiência
  • Abordagem de produtos e serviços
  • Revisão bibliográfica
  • Pesquisa

Eixos Temáticos

Os eixos temáticos serão organizados de forma abranger as principais temáticas que dizem respeito aos profissionais, pesquisadores e acadêmicos de Terapia Ocupacional, bem como aos gestores e a sociedade de um modo geral no intuito de ampliar a visibilidade dos conhecimentos e serviços produzidos pela profissão.

1) O ser humano, seus fazeres e a Terapia Ocupacional: saberes teóricos e metodológicos – Abrange conhecimentos acerca dos pressupostos teóricos e práticos da Terapia Ocupacional. Envolve temáticas relacionadas à compreensão dos métodos, técnicas e recursos terapêuticos, incluindo experimentações na interface arte, corpo, clínica e cultura.

2) Formação e Pesquisa em Terapia Ocupacional – Abrange temáticas voltadas à implantação e fortalecimento de cursos de graduação e pós-graduação em Terapia Ocupacional, às metodologias de ensino-aprendizagem, bem como à produção de conhecimentos no âmbito da profissão.

3) Terapia Ocupacional no Contexto da Saúde – Contempla saberes, práticas e políticas públicas que envolvem a Terapia Ocupacional nos diferentes níveis de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde, Saúde Complementar e Suplementar.

4) Terapia Ocupacional nos Contextos Sociais – Compreende saberes, práticas e políticas públicas no âmbito da assistência social, da justiça, da segurança pública e dos direitos humanos, incluindo ações territoriais, na comunidade e na sociedade.

5) Terapia Ocupacional no Contexto do Trabalho, Emprego e Economia solidária – Compreende saberes e práticas do terapeuta ocupacional nos programas e políticas públicas no âmbito do trabalho, emprego, reabilitação profissional, associativismo, cooperativismo, desenvolvimento sustentável e geração de renda.

6) Terapia Ocupacional no Sistema Educacional – Compreende saberes e práticas do terapeuta ocupacional no âmbito das políticas e serviços educacionais, bem como na formação de professores.

7) Tecnologia Assistiva e a Terapia Ocupacional – Compreende saberes e práticas do terapeuta ocupacional na análise, prescrição e desenvolvimento de estratégias, recursos, produtos de tecnologia assistiva e acessibilidade.

8) Inovações e Desafios em Terapia Ocupacional – Compreende saberes e práticas do terapeuta ocupacional enquanto agente transformador e promotor de mudanças por meio de ações individuais e coletivas em temáticas como: Desporto e Paradesporto, Marketing profissional e Empreendedorismo, Ecologia e Meio Ambiente, Comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, povos do campo e da floresta, nômades e/ou extrativistas), Organização em Entidades de Classe, dentre outros.

2. REGRAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Cada trabalho terá 1 (um) autor apresentador e, no máximo, 5 co-autores, incluído entre estes o profissional orientador, quando tratar-se de resumos apresentados por acadêmicos. Todos os trabalhos apresentados deverão ter, no mínimo, um autor terapeuta ocupacional com inscrição no CREFITO ou profissional orientador com registro no seu respectivo Conselho. Poderão ser submetidos até 3 trabalhos por cada autor apresentador. Após inscrição dos trabalhos, não serão aceitos pedidos de substituição e/ou inclusão de autores.

Os autores deverão escolher a modalidade de apresentação: Pôster, Comunicação Oral ou Exposição Dialogada.

Após a avaliação do resumo, a comissão científica informará ao autor apresentador, até 20/06/2014, sobre a aceitação ou não do trabalho enviado;

Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado. Ocorrendo qualquer problema, como ausência de certificado de trabalho efetivamente apresentado, erro ortográfico ou outro, o autor apresentador deverá procurar a secretaria no local do evento para solicitar correção do certificado. Após o evento, entrar em contato pelo e-mail: atendimento@connto2014.com.br.

Os autores que tiverem trabalhos aprovados serão responsáveis pelos possíveis custos para elaboração e apresentação dos mesmos, bem como para deslocamentos e despesas necessárias a participação no Congresso.

Para publicação dos trabalhos nos Anais do X CONNTO, os autores deverão observar as condições definidas pela Comissão Científica, por ocasião da comunicação de aprovação do trabalho.

Os trabalhos que tiveram financiamento institucional deverão trazer esta identificação no resumo enviado.

A Comissão Científica se reserva ao direito de modificar a modalidade de apresentação do trabalho submetido.

A organização do X CONNTO não se responsabiliza pelo material para afixação ou retirada dos pôsteres, sendo esta responsabilidade dos autores.

2 ESTRUTURA DO TRABALHO

  • Resumo para Comunicação Oral ou Pôster:

O resumo de pesquisa e revisão bibliográfica deverão conter obrigatoriamente os itens: Introdução, Metodologia, Resultados ou Discussão, Conclusões ou Considerações Finais e o Eixo (Cada trabalho deverá ser inscrito em um único Eixo).

O trabalho deve ser submetido através do site, sendo primeiramente cadastrado e em seguido inserindo o trabalho em anexo no formato PDF (conforme modelo). O mesmo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaçamento simples, margens esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior de 2 cm e alinhamento justificado. Não deverão ser inseridos gráficos, tabelas, imagens ou citações.

O título do trabalho deverá ser escrito em caixa alta, centralizado e em negrito.

Os nomes dos autores devem ser escritos em caixa alta, sem abreviações, centralizados na página, separados por ponto e vírgula e com notas de rodapé contendo, nessa ordem, titulação, filiação institucional e e-mail para correspondência. As notas de rodapé devem ser escritas em fonte Times New Roman, tamanho 10.

O resumo NÃO deve ultrapassar a quantidade de 2500 caracteres (incluindo espaços), em parágrafo único e deve ser seguido de três palavras-chave (descritores). Recomendamos o uso do DeCS – Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/).

  • Resumo Expandido para Exposição Dialogada

Os resumos expandidos deverão ter, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 7 (sete) laudas numeradas, podendo incluir tabelas, gráficos, figuras e fotos.

Os resumos expandidos deverão ser preparados em Microsoft Word (texto e tabelas) e Excel (gráficos) for Windows. As tabelas e figuras deverão estar inseridas no corpo do texto, seguindo as normas da ABNT.

Os trabalhos deverão ser digitados em tamanho A4, com margens esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior de 2 cm, espaçamento simples entre linhas e fonte Times New Roman, tamanho 12. O texto deve conter: Título, Autores, Introdução, Método, Resultados ou Discussão, Conclusão ou Considerações finais, Palavras-chave e Referências. Estes itens devem ser escritos em caixa alta, negrito e com alinhamento à esquerda.

Para as palavras-chave, recomendamos o uso do DeCS – Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/). Após as referências, deverão ser elencado o Eixo correspondente (cada trabalho deverá ser inscrito em um único Eixo).

O título do trabalho deverá ser escrito em caixa alta, centralizado e em negrito.

Os nomes dos autores devem ser escritos em caixa alta, sem abreviações, centralizados na página, separados por ponto e vírgula e com notas de rodapé contendo titulação, filiação institucional e e-mail para correspondência. As notas de rodapé devem ser escritas em fonte Times New Roman, tamanho 10.

O resumo do trabalho deve ser com espaçamento simples, em parágrafo único justificado, iniciado com a palavra RESUMO (em caixa alta e negrito, alinhada à esquerda), contendo, no máximo, 250 palavras, sem citações e ilustrações.

As citações dos autores no texto devem ser feitas seguindo as regras da ABNT. As referências, ao final do trabalho, devem ser redigidas segundo as normas da NBR 6023, para referências.

3 NORMAS PARA IMAGENS

  • As imagens enviadas serão disponíveis para a Comissão Avaliadora, e serão,portanto, importantes ao processo de seleção.
  • As imagens – máximo de 3 (TRÊS) – deverão estar inseridas no final do própriotexto.
  • As imagens deverão apresentar as seguintes características:
    • Resolução de 72dpi (permitindo boa visualização em monitores).
    • Largura máxima de 500pixels.
    • Altura máxima de 750pixels.
    • Tamanho máximo em disco de 150 Kbytes.

O formulário eletrônico não aceitara imagens que extrapolem estes parâmetros.

4 DA APROVAÇÃO DOS TRABALHOS

Os resumos serão encaminhados, sem identificação, a avaliadores, que concederão nota de 0 (zero) a 100 (cem) ao trabalho, preenchendo uma ficha de avaliação. A média aritmética das avaliações individuais será utilizada como critério de seleção, sendo selecionados os trabalhos com maior média para o preenchimento consecutivo do número de trabalhos a serem apresentados, em cada categoria. Os trabalhos aprovados serão divulgados na área do congressista e em listagem a ser disponibilizada no site do evento. Todos os resumos aprovados serão publicados nos anais do evento.

5 DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

  • Trabalhos em forma de Pôster

As dimensões do pôster devem ser 0,90 x 1,20m. O pôster deverá conter cordão para afixar no painel. É de inteira responsabilidade dos autores a fixação e/ou retirada dos pôsteres, bem como pelos materiais para fixação dos mesmos.

O(s) autor(es) deverá(ão) afixar seu pôster de acordo com a data e os horários previamente estipulados pela comissão científica. Será obrigatória a permanência do autor apresentador na área de exposição durante a programação reservada a esta modalidade de apresentação – painel, a fim de apresentar o trabalho. Não será permitida a troca da data e do horário de apresentação.

O título do trabalho no pôster deve ser idêntico ao título do resumo submetido ao evento.

Cada trabalho terá um painel para fixação, identificado com o número do pôster que estará à disposição dos autores no dia, local e horário da apresentação.

O pôster deverá contemplar os seguintes tópicos: Título do trabalho e nome dos autores, por extenso; Identificação institucional e dados para contato com o autor principal; Identificação da instituição financiadora, se for o caso; Introdução; Objetivos; Método; Resultados e/ou Discussão, Conclusão e/ou Considerações Finais e Referências.

  • Trabalhos em forma de Comunicação Oral

Recomenda-se que a apresentação dos trabalhos seja formatada em Power Point for Windows. O texto dos slides deve ser legível a uma distância de pelo menos 2,00 m. Os slides deverão contemplar os seguintes tópicos: Título do trabalho e nome dos autores, por extenso; Identificação institucional; Identificação da instituição financiadora, se for o caso. Preferencialmente, os trabalhos deverão conter os seguintes tópicos: Introdução; Objetivos; Método; Resultados e/ou Discussão, Conclusão e/ou Considerações Finais e Referências.

O tempo para apresentação será de 10 minutos por trabalho. O dia e ordem de apresentação serão divulgados na programação oficial do evento.

  • Trabalhos em forma de Exposição Dialogada

Compreende resumos expandidos aprovados pela Comissão Científica, reunidos por temas, para apresentação e debate em Exposição Dialogada. Os trabalhos aceitos para a categoria de Exposição Dialogada serão apresentados durante a programação oficial do evento. Deverão ser elaborados em Power Point for Windows. O texto dos slides deve ser legível a uma distância de pelo menos 2,00 m.

Deverão ser priorizados, na explanação, os objetivos, resultados e análises críticas dos trabalhos.

O tempo para apresentação será de 15 minutos por trabalho, abrindo para debate ao final do bloco temático de trabalhos. O dia e ordem de apresentação serão divulgados na programação oficial do evento.

 

ENVIO DE TRABALHO

  • Inscreva-se
    bt-inscreva_se
  • Envie seu trabalho
    bt_envie_seu_trabalho
  • Conheça Belém

    bt_belem_home_01

  • Transporte e Hospedagem

    bt_belem_home_02

  • Patrocinadores

    bt_belem_home_03

Desenvolvido por: iTarget Tecnologia