Mensagem da Comissão

O X Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional será Pai d’égua! Esta foi a primeira certeza que os membros da ABRATO-PA tiveram ao aceitar o desafio de receber o 2° maior evento da Terapia Ocupacional no Brasil. Aceitamos com a convicção de que o trabalho coletivo seria a base de toda a construção. Assim, convidamos profissionais, professores e estudantes para idealizarmos e materializarmos este evento.

Nós, terapeutas ocupacionais do norte e nordeste, há anos contribuímos com a sociedade brasileira no âmbito da assistência, da formação e da produção de conhecimento em Terapia Ocupacional. Há tempos desenvolvemos práticas, saberes e ações ético-políticas que, visam ir além das problemáticas cotidianas, mas que vislumbram o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Sabemos que a trajetória da Terapia Ocupacional no norte e nordeste do país possibilitou o desenvolvimento de singularidades, com problemáticas e potencialidades que requerem formas de pensar e agir, individual e coletivamente. Compreendemos que o caminho percorrido é marcado por conquistas, que perpassam pelo surgimento da categoria em contextos sócio-históricos diversificados e atravessam horizontes, com aprimoramento técnico-científico e ampliação dos campos de atuação.

Hoje, agimos para além dos campos tradicionais da profissão. Atuamos em vários cenários e contextos de cuidado que refletem a complexidade da sociedade atual. Tal característica requer uma atualização constante, não na perspectiva de assimilação e acumulação passiva, mas no ideal de que cada sujeito é professor e aprendiz no seu processo de construção, com suas peculiaridades individuais e coletivas. Esta compreensão faz com que a palavra de ordem do X CONNTO seja Compartilhar. Compartilhar ideias, teorias, pesquisas, experiências e sonhos em prol do fortalecimento da Terapia Ocupacional e no desenvolvimento de uma sociedade melhor para todos.

Para tanto, o congresso terá como tema: “Terapia Ocupacional: diversidade de saberes, práticas e políticas públicas”, com eixos temáticos organizados de forma a abranger as principais temáticas que se apresentam no cotidiano profissional. Oportunizará aos profissionais, docentes, pesquisadores, acadêmicos, gestores, além de palestras, conferências, exposições orais e pôster, experiências e maior interatividade entre os participantes, primando pela troca de conhecimento, por meio de outras estratégias como távolas, projeções, esquetes, cursos e oficinas, etc.

Foi com a intenção de elevar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, de melhorar a formação de profissionais, de favorecer a inserção do terapeuta ocupacional nas políticas públicas e de ampliar o conhecimento e a valorização da profissão perante a sociedade que o X CONNTO foi idealizado e organizado.

Venha compartilhar você também! E aproveite para desfrutar de nossas riquezas naturais, culturais e gastronômicas!

Saudações paraenses,

  • Inscreva-se
    bt-inscreva_se
  • Envie seu trabalho
    bt_envie_seu_trabalho
  • Conheça Belém

    bt_belem_home_01

  • Transporte e Hospedagem

    bt_belem_home_02

  • Patrocinadores

    bt_belem_home_03

Desenvolvido por: iTarget Tecnologia