Inscrever Trabalho

Regulamento para inscrição de trabalhos científicos para apresentação no 23° COPEO – 2016
TEMA: “NOVAS TECNOLOGIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E INCLUSÃO”
1. Normas Gerais
1.1 Os trabalhos poderão ser inscritos para apresentação nas categorias: painel Digital; Bancada Clínica; Fórum Científico Acadêmico; Fórum Científico Profissional; Conferências.
1.2 A submissão do resumo do trabalho científico está condicionada à adesão ao evento.
1.3 As inscrições de trabalhos para apresentação no Congresso obedecerão ao seguinte calendário:

DATAS ATIVIDADES
01 de outubro a 18 de janeiro de 2016 Inscrição de trabalhos*
19 de janeiro de 2016 a 14 de fevereiro de 2016 Avaliação dos trabalhos inscritos
16 de fevereiro de 2016 Divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação no site do COPEO
Os trabalhos aprovados deverão seguir as normas específicas para apresentação definidas para cada categoria.

* a inscrição de trabalhos deverá ser realizada apenas através do site do Congresso. Não serão aceitos trabalhos enviados por fax, e-mail, correios ou qualquer outro meio.
1.4 As inscrições e apresentações dos trabalhos deverão ser realizadas em português; podendo apresentar resumos em espanhol ou inglês, desde que a língua de origem do autor não seja o português. Entretanto, a apresentação deverá ser na língua portuguesa ou com tradução sob responsabilidade do apresentador.
1.5 Trabalhos que não obedecerem ao calendário e/ou às normas estabelecidas pela Comissão Científica NÃO serão avaliados.
1.6 Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Interna de Seleção composta por Professores e Especialistas na área de inscrição, a qual caberá a definição do aceite ou não do trabalho para apresentação. Nos casos do não aceite não haverá devolução da taxa de adesão. Os critérios que serão observados pela Comissão para não-seleção dos trabalhos enviados são:
01. Trabalho não inscrito através do site.
02. Assuntos pobremente organizados.
03. Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.
04. Assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa.
05. Confusões entre as afirmações, conduzindo a falsos raciocínios.
06. Conclusões que não correspondem ao objetivo.
07. Vernáculo inadequado.
08. Contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto.
09. Nos trabalhos de pesquisa, informações ausentes no resumo:
• Importância do tema na área;
• Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusões;
• Critérios bem definidos para a avaliação das variáveis;
• Escolha não questionável de controles;
• Grupo de controle;
• Métodos apropriados para obter dados em relação à proposição;
• Conclusões suportadas pelos resultados;
• Critérios de definição da amostra;
• Critérios de alocação das unidades experimentais entre os grupos de estudo;
• Tipo e relevância do estudo;
• Conclusões suportadas por análise estatística;
• Metodologia apropriada para avaliar efeito do tratamento;
• Delineamento inadequado de pesquisa;
• Número de registro no SISNEP dos trabalhos que devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa ou similar no país de origem.
1.7 Não será emitido parecer de avaliação de trabalho.
1.8 Cada trabalho deverá possuir um único apresentador (autor principal) e no máximo 05 (cinco) co-autores incluindo o(a) orientador(a), totalizando seis participantes. O apresentador deverá ter sua adesão já realizada no momento da submissão on-line do trabalho. Os acadêmicos deverão ter, obrigatoriamente, um orientador com no mínimo graduação na área.
1.9 Cada participante poderá inscrever até 4 (quatro) trabalhos como apresentador; não havendo limite de número de trabalhos para co-autorias.
1.10 Com o aceite do trabalho, autor e co-autores conferem à ABO-PE os direitos autorais para publicação do resumo do trabalho, para divulgação dos Congressos, tanto em âmbito nacional quanto internacional independente do meio (impresso ou eletrônico).
1.11 Para cada trabalho apresentado será disponilizado um único certificado digital, após 10 dias do término do evento, constando o nome do autor e co-autores com dados fornecidos quando da inscrição do trabalho. O formulário eletrônico para inscrição de trabalhos ficará aberto para alterações, pelo apresentador, até meia-noite de 18 de janeiro de 2016. Não sendo permitido acréscimo e/ou modificação, dos dados e/ou informações do resumo, posteriormente a esta data.
1.12 Os trabalhos aceitos para apresentação nas categorias Painel Digital, Bancada Clínica e Fórum Científica serão avaliados pela Comissão de Avaliação, durante a apresentação, para premiação. O resultado final será divulgado na sessão de encerramento do Congresso com entrega da premiação aos três melhores trabalhos de cada categoria.
2. Normas específicas
2.1 Nas apresentações orais, o apresentador deverá apresentar-se 01 (uma) hora antes do horário determinado trazendo a apresentação gravada em cd ou pen drive, em formato power point (versão 2003 ou superior ).
2.2 Os trabalhos poderão ser inscritos para apresentação nas categorias: Painel Digital, Bancada Clínica, Fórum Científico Acadêmico e Fórum Científico Profissional, Conferência.
2.3 Os resumos deverão ser submetidos em formulário próprio, disponível no site no momento da inscrição. Os resumos devem apresentar 1430 caracteres (com espaço), devendo conter os seguintes itens de acordo com sua categoria:
2.3.1 Painel Digital– Trabalhos sobre casos clínicos – pesquisa – revisão de literatura, realizados e apresentados por acadêmicos ou profissionais:
Apresentação do resumo:
Trabalhos de revisão de literatura
• Introdução (Contextualização e importância)
• Objetivo(s)
• Descrição cronológica
• Conclusão(ões)
Trabalhos de Casos Clínicos
• Introdução (contextualização e importância)
• Objetivo(s)
• Breve relato do(s) caso(s)
• Conclusão(ões)
Trabalhos de Pesquisa
• Introdução (contextualização e importância)
• Objetivos
• Metodologia
• Resultados
• Conclusão(ões)
Apresentação do trabalho:
• Os painéis deverão ser auto-explicativos com maior riqueza de imagens (fotos e esquemas), evitando grande quantidade de textos; devendo ser configurados na orientação de página: “retrato” (ou seja vertical).
• O cabeçalho do painel deverá conter: título do trabalho, nome do autor e co-autores com destaque em asterisco para o nome do apresentador e por último o nome do orientador; nome da Instituição de Ensino Superior, Órgão, Entidade ou Serviço a que está vinculado; foto do apresentador no canto superior direito.
• Deverá apresentar de forma clara: objetivo(s); desenvolvimento ou relato clínico ou metodologia e resultados; conclusões e referências bibliográficas.
• O autor irá dispor de 5min. para fazer a apresentação do painel, com mais cinco minutos para discussão com a comissão avaliadora;
• O painel deverá ser desenvolvido em Powerpoint (versão 2003 ou superior) ou em PDF, sendo as dimensões configuradas para as dimensões 150 cm de altura x 90cm de largura;
• A identificação do local para apresentação dos painéis estará disponível na área de exposição 01 (uma) hora antes do horário estabelecido para apresentação;
• Os painéis deverão ficar expostos durante todo o horário determinado, o qual estará visível no local de exposição;
• Serão considerados itens obrigatórios para todos os Painéis Digitais de Casos Clínicos: Título, Nome dos Integrantes, Resumo, Introdução, Proposição, Relato do Caso, Considerações finais e Referências;
• Serão considerados itens obrigatórios para todos os Painéis Científicos de Revisão: Título, Nome dos Integrantes, Resumo, Objetivos, Revisão da Literatura, Conclusões e Referências;
• Serão considerados itens obrigatórios para todos os painéis de Pesquisa: Título, Nome dos Integrantes, Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Conclusões e Referências;
• Os trabalhos apresentados fora destas normas não concorrerão à premiação.
2.3.2 Bancada Clínica – Trabalhos de demonstração de técnicas e experiências, realizados e apresentados por acadêmicos ou profissionais:
Apresentação do resumo:
• Introdução (contextualização e importância)
• Objetivo(s)
• Breve relato
• Conclusão(ões)
Apresentação do trabalho:
Espaço disponível: 100 cm x 70 cm.
O material a ser apresentado deve conter: título do trabalho em letras maiúsculas e visíveis; nome do autor(a) e co-autores; nome da instituição de origem ou sigla em letras maiúscula e visíveis.
A identificação do local para apresentação estará disponível na área de exposição 01 (uma) hora antes do horário estabelecido para montagem.
A montagem e desmontagem do material exposto nas mesas demonstrativas serão de inteira responsabilidade do apresentador.
Os trabalhos apresentados fora destas normas não concorrerão à premiação.
Nas mesas demonstrativas não será permitido o uso de equipamentos, materiais ou substâncias que possam comprometer a segurança dos congressistas e/ou do ambiente físico do Centro de Convenções.
O apresentador ou um dos co-autores deverá permanecer à disposição dos congressistas durante todo o período, para troca de experiências.
O horário para julgamento dos trabalhos aceitos para apresentação será divulgado pela Comissão de Avaliação e, nesse momento, o apresentador deverá estar presente para quaisquer esclarecimentos
2.3.3 Fórum Científico Acadêmico – trabalhos de pesquisa realizados e apresentados por acadêmicos de Odontologia ou áreas afins:
Apresentação do resumo:
• Introdução (contextualização e importância)
• Objetivos
• Metodologia
• Resultados
• Conclusão(ões)
Apresentação do trabalho:
• Apresentação oral em tempo máximo de 20 minutos
• Dez (10) minutos para perguntas
• Recurso áudio-visual disponível: Projetor multimídia
2.3.4 Fórum Científico Profissional – trabalhos de pesquisa realizados e apresentados por Cirurgiões-Dentistas ou profissionais de áreas afins:
Apresentação do resumo:
• Introdução (contextualização e importância)
• Objetivos
• Metodologia
• Resultados
• Conclusão(ões)
Apresentação do trabalho:
• Apresentação oral em tempo máximo de 20 minutos
• Dez (10) minutos para perguntas
• Recurso áudio-visual disponível: Projetor multimídia
2.3.5 Conferência – relato(s) clínico(s) ou atualizações por revisão da literatura apresentados por Cirurgiões-Dentistas ou profissionais de áreas afins:
Apresentação do resumo:
Trabalhos de revisão de literatura
• Introdução (Contextualização e importância)
• Objetivo(s)
• Descrição cronológica
• Conclusão(ões)
Trabalhos de Casos Clínicos
• Introdução (contextualização e importância)
• Objetivo(s)
• Breve relato do(s) caso(s)
• Conclusão(ões)
Apresentação do trabalho:
• Apresentação oral em tempo máximo de 30 minutos
• Dez (10) minutos para perguntas
• Recurso áudio-visual disponível: Projetor multimídia
Submissão de Trabalhos

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