Palavra do presidente

Mario Jorge Sobreira da Silva



Caros Colegas,

É com muito entusiasmo que, em nome da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), anuncio a realização do IX Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio de 2018 na magnífica cidade do Rio de Janeiro.

O tema central desta edição do congresso será “AS FRONTEIRAS DA FARMÁCIA EM ONCOLOGIA: DA GESTÃO DOS PROCESSOS ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS”. Ao entender que as fronteiras representam mais do que uma mera limitação ou oportunidade, pretendemos explorar possibilidades da organização da assistência farmacêutica em oncologia frente a um cenário demarcado por constantes transformações. Para nos ajudar nesta reflexão, optamos por estar na cidade maravilhosa, aonde podemos visualizar e desfrutar de baías, enseadas, lagoas, ilhas, montanhas, florestas, parques e jardins, convivendo em perfeita harmonia. Certamente, não havia lugar melhor para nos ajudar a visualizar oportunidades.

Este evento está sendo planejado com muita dedicação para que possamos prover aos participantes uma programação científica diversificada, atualizada e com alto nível de excelência. Para além da programação principal, o Congresso contará com um conjunto de atividades que irão enriquecer o conhecimento dos participantes e oportunizar a discussão de temáticas específicas que permeiam as práticas dos profissionais. A principal novidade está na realização: do “Simpósio de farmacêuticos atuantes em oncopediatria”; do “Simpósio dos farmacêuticos atuantes em transplante de medula óssea”; e do “Simpósio dos farmacêuticos atuantes em cuidados paliativos em oncologia”. Acontecerão, ainda: o II Simpósio de Farmácia Hospitalar da SBRAFH, o II Encontro das Comissões de Farmacêuticos em oncologia dos CRF; o II Encontro dos representantes regionais da SOBRAFO e o II Encontro de Lideranças em Oncologia. Serão ainda oportunizados momentos para troca de experiência profissional, através do “Fale com o Especialista”, e para aprender a tomar decisão em situações de vida real, por meio dos “Casos Clínicos Interativos”.

Com essa diversidade de atividades pretendemos oferecer aos participantes a oportunidade de aprimorar suas competências para a prestação de um serviço farmacêutico de alta qualidade.

O evento irá oportunizar aos participantes a possibilidade de ter seus conhecimentos e experiências reconhecidos, através da VIII edição da Prova de Título de Farmacêutico Especialista em Oncologia. Contaremos ainda com: cursos pré-congresso; apresentação e premiação de trabalhos científicos; simpósios satélites; espaços para network, uma grande feira de exposição de tecnologias e serviços, e uma programação social destinada a confraternização de todos os participantes do Congresso.

Contamos com a participação de todos, para conseguirmos realizar mais um magnífico Congresso da SOBRAFO.

Forte Abraço!

Mario Jorge Sobreira da Silva