Sala do Associado

Espaço dedicado ao Associado

sala

“UMA PEQUENA HISTÓRIA DAS JOCEGO’S”
Gostaria de ser Heródoto, o pai da História, para narrar este acontecimento.
Como não sou, ai vai uma pequena sinopse.
A Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO) foi fundada em 30 de setembro de 1965, após várias reuniões realizadas no Centro Médico Cearense (CMC), onde vários colegas discutiram a viabilidade da associação, por inspiração do Dr. Olavo Gomes Fernandes Vieira, que foi seu primeiro Presidente.
Naquela época, todas as discussões de temas científicos eram realizadas ou no CMC, ou na residência de algum componente da diretoria, em dia pré-estabelecido, geralmente às 19hs das primeiras terças-feiras de cada mês.
De 1965 a 1975, os mandatos da diretoria eram de apenas um ano (única federada no Brasil), o que dificultava as ações do Presidente e seus companheiros, pelo exíguo espaço de tempo para maiores realizações.
Em 28.04.74, por indicação do Dr. Antônio Ciríaco de H. Neto fui eleito por aclamação (quase sempre era assim), secretário geral da SOCEGO, na chapa encabeçada pelo Dr. Antônio José B. da Silva.
Ao assumirmos o nosso mandato, procuramos congregar os associados (naquela época 80 sócio quites) mensalmente, para troca de opiniões, através da realização de “Mesa-redondas”, com temas selecionados de TOCO-GINECOLOGIA. Fui encarregado de organizá-los.
Fizemos dez, sendo a primeira organizada no auditório do CMC às 20h, sob o tema: “Rubéola e Gravidez”, tendo como expositor o Prof Lúcio Gonçalo de Alcântwa (hoje, Senador da República) e coordenada pelo Prof Luiz Dias Martins, de saudosa memória.
As outras palestras constam nas atas do livro de reuniões da SOCEGO, todas descritas por mim, que secretariava e organizava as sessões.
Em 28.04.1975, fui eleito presidente da nossa Sociedade, tendo como companheiros de chapa os seguintes componentes: Vice-Presidente: Alfredo Femandes Franco
Sec. Geral : Carlos Beviláqua Dias
I Sce. : Antôm’o C’M’aco de Holanda Neto
II Sce. : Maria do Socorro Rosado Soares
Tesoureiro : Francisco João da Silva
Orador oficial : José Eduardo Furtado Leite

Iniciamos o nosso trabalho, e em 28.08.75, por ocasião da inauguração da sede própria da SOCEGO, anexa ao CMC e adquirida após assembléia geral, situada à Rua Pedro 1, 997-centro, criamos o ” I CURSO INTENSIVO DE GINECOLOGIA E OBSTETRICIA’, com as presenças dos Profs. Victor Ruiz Velasco e C.Rios, ambos expoentes da Universidade do México- Hospital La Raça- e os temas desenvolvidos foram: ” A OPERAÇÃO CESARIANA: INDICAÇÕES E TÉCNICA’ e a “DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO”.
Realizamos mais seis Cursos Intensivos, com variados temas e com convidados locais e de outros Estados.
Estou me reportando apenas aos primeiros eventos.
Em principio de junho de 1976, realizamos também o “I ENCONTRO INTERIORANO DE GO”, para troca de experiência entre os colegas da capital e do “hinterland”, foi na cidade de Aracati, e com grande aceitação e sucesso.
Assim peregrinamos por todo o interior do Estado em Encontros bimensais durante o restante do mandato.
Ao se aproximar o término da nossa gestão, reuni a diretoria para encontrarmos uma maneira de fechar com chave de ouro o nosso trabalho, com um acontecimento maior, congregando Toco-ginecologistas não só cearenses,- mas de outros estados de nosso pais; aí surgiu a idéia de realizarmos a “I JORNADA CEARENSE DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (I JOCEGO)”.
Essa I JOCEGO aconteceu no período de 09 a 12 de março de 1977, portanto, há cinco lustros, ou seja, 25 anos nos separam.
Fui o Presidente desse evento e o Dr. Francisco João Silva o Secretário Geral, e os demais membros da diretoria formaram a Comissão Científica, com a escolha dos temas.
Tudo era muito dificil, porém com o prestígio que a SOCEGO adquiriu, tornando-se a 4ª Federada do Brasil em número de sócios quites, conseguimos convidados de reconhecimento internacional.
Participaram como convidados especiais o Prof Jean Claude Nahoum (Secretário Executivo da FEBRASGO); Prof José Aristodeno Pinotti (Titular de GO da Unicamp, hoje da USP); Prof. Elsimar M. Coutinho (Titular da Universidade Federal da Bahia) e Domingos Ferreira Machado (Presidente da FEBRASGO).

Os assuntos principais foram: Endocrinologia Ginecológica (Nahoum); Mastologia (Pinotti); Reprodução Humana (Elsimar Coutinho) e Prematufidade (Domingos Machado).
Estes temas foram apresentados e discutidos sob a forma de 02 Conferências; 02 Cursos Intensivos; 02 Simpósios; 02 Mesa-redondas e 02 Debates Informais, com participantes locais e interestaduais.
Obtivemos quase duzentas inscrições. Um recorde para a época. A parte social, foi coordenada pela ala feminina, capitaneada pela nossa II Secretária Socorro Rosado, e foi um sucesso extraordinário, com seu encerramento no Clube do Médico, numa tarde memorável de sábado (“onde os bares são cheios de homens vazios”).
Em 28.04.77, às 22h, no auditório do CMC, após grande pleito eleitoral, passei o bastão da Presidência ao Dr. Francisco João Silva, que faço convite para narrar as suas II e III JOCEGO’S, e dos sucessores que trabalharam para o crescimento intelectual e desenvolvimento científico de nossos associados, e para o bem-estar de nossa comunidade.
Não poderia deixar de frisar nesta oportunidade, que também criei o “I ENCONTRO CEARENSE DE SINDICALISMO MÉDICO”, quando Presidente do SIMEC entre 26.02.79 e 26.02.82.
Organizei também a “I SEMANA CEARENSE DO MÉDICO de 18 a 22110182 (hoje, OUTUBRO MÉDICO), e o “I CONGRESSO CEARENSE DO MÉDICO INTERIORANO”, no mesmo evento, como Presidente de CMC de 26.02.82 a 26.02.84, com a inestimável colaboração do Dr. Dionísio Aguiar, secretário dos conclaves.
Realizei ainda, dez anos após o primeiro, o “II ENCONTRO CEARENSE DE SINDICALISMO MÉDICO”, de 24 a 26.06.93, no auditório da UNIMED, quando da minha segunda gestão à frente do SIMEC (26.011.91 a 26.02.94).
Acho, portanto, que de 28.04.1974 a 26.02.94, durante esses vinte anos, que foram os melhores de minha vida, pude contribuir de modo efetivo para que hoje tivéssemos as Entidades engrandecidas,e seus sócios orgulhosos do seu desempenho em todas as suas gestões.
Agradeço a Drª.Silvia C. Melo, atual Presidenta da SOCEGO, pelo honroso convite para discorrer sobre esta página da vida e história de nossos JOCEGO’S. Cordialmente, Juarez Carvalho: TEGO 179173
Ex. Presidente da SOCEGO: 1975-77
Ex. Bi-Presidente do SIMEC:1979-8211991-94
Ex.Presidente do CMC: 1982-84.
Itarget Tecnologia