CBR

 

21

julho

2017

CBR 17: Cabeça e Pescoço recebe Dra. Deborah Shatzkes

Dra Deborah ShatzkesA Dra. Deborah Shatzkes, que será uma das palestrantes do módulo de Cabeça e Pescoço do XLVI Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 17), que ocorrerá de 12 a 14 de outubro, em Curitiba (PR), concedeu uma breve entrevista sobre sua vinda ao evento. “Esta será a segunda vez que irei para o evento do Colégio; participei em 2013 também em Curitiba. Aproveito para agradecer meu querido colega Luiz Otavio Coelho pelo convite”, afirmou.

Atualmente, ela é professora de Radiologia e Otorrinolaringologia da Hofstra-Northwell School of Medicine e chefe de Imagem de Cabeça e Pescoço no Lenox Hill Hospital, em Nova York. Ainda, é vice-presidente da Sociedade Americana de Radiologia de Cabeça e Pescoço e será presidente do programa para a reunião anual de 2018 em Savannah, Geórgia. “Atuo como uma editora de Cabeça e Pescoço para a Radiology e colaboro como líder da subespecialidade no congresso anual da RSNA”, especificou.

No CBR 17, lecionará sobre tumores sinonasais, padrões de doenças orbitais, massas selares e parasselares e lesões vasculares de cabeça e pescoço – todos tópicos de revisão. Haverá também duas palestras com um formato menos tradicional: “A primeira é uma revisão de diagnósticos difíceis ou confusos chamada ‘Os diagnósticos top 10 equivocados em Cabeça e Pescoço’. A outra será uma sessão de caso desconhecida com meu marido, o Dr. Doug Phillips, que também dará palestras no evento. Apresentamos esta sessão pela primeira vez na JPR de 2013. Exibimos um ao outro casos completamente desconhecidos, e a plateia conseguiu ver como trabalhamos com um diagnóstico diferencial. Às vezes, estávamos certos e, às vezes, errados, mas foi muito divertido para nós e algo diferente para o público!”.

Dr. Shatzkes considera-se uma pessoa de sorte por ter tido a oportunidade de palestrar em muitos países da América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália e Europa. Ainda não lecionou na África, mas espera chegar lá em breve: “Não tenho como expressar o impacto que minhas atividades internacionais tiveram em minha vida profissional e pessoal. A oportunidade de interagir com radiologistas praticantes em outros países enriqueceu minha compreensão da Medicina e das culturas globais e, como um bônus, me proporcionou amizades ao longo da vida”, reconhece.

Além dos conteúdos liderados pela Dra. Shatzkes, Dr. Rainer Haetinger, coordenador do módulo de Cabeça e Pescoço no evento, destaca outras sessões: “Em virtude de muitos radiologistas trabalharem com serviços de prontoatendimento e urgência, uma aula muito importante será sobre Urgência e emergência do osso temporal, a ser ministrada pela Dra. Eloisa Gebrim, pois a função do médico radiologista nestas situações é essencial na decisão entre tratamento clínico e cirúrgico. É preciso estudar e conhecer bem este assunto para adquirir experiência, já que nem sempre há oportunidade de consultar um radiologista especializado nesta área em curto prazo. As aulas sobre anatomia da face e base de crânio, que serão proferidas por mim, e do pescoço, sob responsabilidade do Dr. Ademar Paes Junior, também merecem atenção, pois as Faculdades de Medicina, em geral, ensinam muito pouco a respeito”, ele alerta.

Dr. Rainer ressalta, ainda, a presença do Dr. Luiz Otávio Coelho, organizador regional do módulo e profissional muito dedicado ao assunto Osso temporal: “Ele possui um belíssimo e completo acervo de casos e falará sobre doença inflamatória e avaliação pós-operatória desta região”. Todos os palestrantes brasileiros participantes do módulo são autores de capítulos no livro Cabeça e Pescoço, da Série CBR, lançado recentemente.

Apesar de os temas liderados pela Dra. Shatzkes serem mais focados em revisão, Dr. Rainer explica que haverá um equilíbrio entre revisão e inovação. “No que diz respeito à inovação, por exemplo, a Dra. Regina Gomes abordará o tema Lesões da Cavidade Oral e o novo TNM: o que o radiologista deve saber, que certamente trará novidades aos presentes. A Oncologia vem desenvolvendo-se de maneira exponencial nos últimos tempos e todos precisamos nos manter atualizados nesta área. Aliás, a Dra. Deborah Shatzkes e o Dr. Douglas Phillips abordarão esta temática em meio às suas palestras”, frisa.

As inscrições para o CBR 17 estão abertas em: www.congressocbr.com.br.

Noticias Aleatórias